"A cultura está acima da diferença da condição social"
(Confúcio)
RSS

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Banda lança "disco imaginário" dos Beatles


Na minha imaginação, o primeiro post do blog deveria ser escrito quando eu escutasse algo que fizesse ter certeza de que estou escrevendo sobre o tema certo. Escutei alguns discos, mas nada de interessante a ponto de contar para alguém. Quase desolado pela falta de inspiração, fui pego de surpresa. Através do blog do Kid Vinil, conheci um disco chamado Rubber Soul Project. Inspirado, claro, num dos maiores discos dos Beatles, Rubber Soul. Foi o suficiente para eu ter certeza que esse seria o tema do primeiro post.

A história do disco é genial: uma banda formada por dois guitarristas de Belgrado, Rastko Ćirić e Goran Skrobonja, fãs dos cabeludos de Liverpool, decidiram gravar um disco reinventando versões das músicas dos Beatles que não foram lançados oficialmente no país, devido a cortina de ferro. A única referência que tinham eram os nomes das músicas e uma ou outra audição nos discos dos Beatles que rolavam ilegalmente. Era muito pouco.

Durante a longa e tortuosa caminhada (precisava usar esse clichê) para produzirem o disco, eles contaram com o apoio de Skrobonja e Cirić. O primeiro, que escreveu as letras, é considerado um dos maiores contadores de histórias de terror da Iugoslávia. O segundo, compositor das músicas, é professor de ilustração da Universidade de Artes de Belgrado. Entretanto, a banda não estava completa. Faltava um baixista e o baterista.
O escolhido para a função de baixista foi o músico Miroslav Cvetković. Ele já era famoso antes de entrar no projeto, pois tocava com a popular banda Bajaga & Instruktori. Esta mesma banda também cedeu o baterista, Cedomir Macura, para o projeto.
Juntos, conseguiram criar um disco fantástico com melodias lindas e harmonias que lembram o disco dos Beatles. Rubber Soul Project foi lançado em 1995, no 30º aniversário do Rubber Soul. Obviamente o disco foi feito de fã dos Beatles para fãs dos Beatles. Mas a circunstância que o disco foi produzido, sem ter escutado todas as músicas originais dos Beatles, fez o disco chegar, pelo menos pra mim, num patamar mágico. Por isso quis compartilhar, pois o disco representa um sentimento que só é possível entender se você gosta muito de música. E se você gosta, está lendo os posts no lugar certo. Bem vindo! ;-)

Você pode escutar as músicas do Rubber Soul Project aqui! E claro, pode ficar a vontade para discordar de tudo o que eu disse.

Nenhum comentário: