"A cultura está acima da diferença da condição social"
(Confúcio)
RSS

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Espetáculo gratuito de dança engloba teatro, cinema mudo, circo e dramaturgia entre outras artes

(Para ler a matéria, clique sobre a imagem)

A vida é um jogo, para isso não restam dúvidas. Mas para Jorge Garcia, o palco também pode ser um tabuleiro, e do mais intrigante dos jogos, o xadrez. O ex-bailarino da Cisne Negro, agora à frente de sua própria companhia de dança contemporânea, a J.GARCIA, artista completo que é, não se apega a apenas uma arte. Ele é influenciado por todas. Teatro, cinema mudo, circo e dramaturgia, fotografia e movimentos como o Dadaísmo inspiram o espetáculo Um Conto Idiota, em que oito bailarinos retratam palhaços do começo do século 20. Tenso e lúdico, porque todo jogo tem suas regras.

A semente do trabalho foi plantada há cerca de quatro anos, quando Jorge montou Noite de Fortunello, um conto de Petrolini, em Ribeirão Preto. ''''Começamos as pesquisas naquela época, mas só agora conseguimos nos aprofundar no tema'''', relata. No entanto, desde sempre, o mote trilhado pela Jorge Garcia & Cia. é o de expor as mazelas do ser humano, mostrar como ele lida com suas fraquezas, do querer sempre levar vantagem em tudo, aparecer por qualquer preço. ''''Uma das cenas mais emblemáticas do espetáculo é quando uma menina é espetada com varetas. Quanto mais as pessoas a espetam e mais ela se sente encurralada, mais eles querem cutucar, empurrá-la para o buraco'''', conta o diretor.

O espetáculo foi incentivado por um trauma de infância. Festa infantil, aquela algazarra: logo após mostrar a que veio, o palhaço pede para a criançada ficar quietinha, senão não ganha presente: ''''Quem gritar não vai ganhar nada, hein?'''' Jorge, obediente, ficou no cantinho, esperando chegar a sua vez - que nunca veio. ''''Fiquei com muita raiva daquele palhaço, o meu desejo foi o de vingança'''', diverte-se hoje.

Você pode conferir um vídeo da apresentação aqui.
Para mais informações, acesse o blog do espetáculo aqui.

A apresentação é gratuita e vai até o dia 16/3 na Galeria Olido - Sala Paissandu (136 lug.). Avenida São João, 473, centro, tel. 3331-8399. 5.ª a sáb., 20 h; dom., 19 h.

Nenhum comentário: