"A cultura está acima da diferença da condição social"
(Confúcio)
RSS

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma conversa sobre internet, jabá e música com Teatro Mágico!



Aos apaixonados fãs de O Teatro Mágico:

Sim, eu tive a oportunidade de gravar uma entrevista com ele, o poeta, maravilhosamente genial, Fernando Anitelli. E sim, foi p-e-r-f-e-i-t-o.

Em entrevista concedida na Cinemateca, Fernando Anitelli, o criador da trupe O Teatro Mágico, nos conta um pouco mais sobre o seu projeto de música independente, livre de qualquer influência da indústria de entretenimento, politicagem e engano de fazer música sozinho, sem a participação ativa do público.

Para Anitelli, os shows do grupo não englobam somente a apresentação em si, mas a possibilidade de se fazer um debate ou uma oficina nas faculdades e centros culturais, sempre buscando espaços para que eles possam apresentar um projeto autoral.

A trupe nasceu há 6 anos, na cidade de Osasco. O projeto surgiu com a ideia de trazer ao palco a mesma estrutura de um sarau. Com o objetivo de ser apenas uma trilogia, o Teatro Mágico já lançou dois álbuns, intitulados “O Teatro Mágico: Entrada para Raros” e “Segundo Ato”, respectivamente.

"O Tudo numa coisa só", nome de uma das músicas do grupo, resume bem a sua ideia de unir música, teatro, literatura, poesia e circo.

A mais nova experiência de Anitelli foi compor online, via twitter, com a ajuda de seus fãs. O título, as palavras e a melodia da música, foi tudo escolhido pelo público. "O Teatro Mágico sempre se fez dessa forma. A gente sempre trabalhou assim, fazendo a opção de ter uma relação próxima e transparente com o nosso público, explicando do que se trata o projeto; deixando todo conteúdo acessível; vendendo a preços populares; fazendo oficinas; conversando o que deu certo, o que não certo. Então a gente vai aprendendo com o nosso público, construindo isso", afirma o poeta lúdico.

O Teatro Mágico vem para confrontar àqueles que acham que só é possível fazer arte com pagamento dos famosos jabás. "A gente não está abrindo uma novela, não toca na programação de uma rádio, justamente porque a gente não paga jabá para aparecer na mídia. Com isso a gente fica restrito ao universo da internet, que já é um universo muito grande, mas mesmo assim, ainda é pouco. Então a gente precisa ir até a cidade cantar, fazer a apresentação, conversar, informar o público, muitas vezes fazer um debate com os artistas locais".

Para Fernando, a internet abre muitas portas para o livre acesso à cultura e informação. "Todo mundo que estuda jornalismo sabe que durante anos, a grande sacada era: a comunicação é o quarto poder. Todo mundo sempre falou isso. Só que o quarto poder hoje, está no quarto do sr. Zé, está no quarto do João, está no quarto da Marcinha, da Maria, está todo mundo podendo de alguma maneira se articular, compartilhar, agregar, potencializar conteúdos, acessar bibliotecas de vídeos, de textos, de fotos, de música, como nunca".

O Teatro Mágico faz apresentações em várias cidades do país ao longo do ano. Para saber quando eles estarão na sua, acesse a agenda da trupe no site: http://www.oteatromagico.mus.br/

Em São Paulo, o próximo show será em comemoração aos 6 anos de existência da trupe. O local é na Academia Brasileira de Circo, nos dias 11 e 12/12, com ingressos a R$20,00 a meia.

Ouça agora, "O Tudo numa coisa só": ]

A letra você confere aqui.

O Teatro Mágico disponibiliza suas músicas para download gratuito. Você poderá escutá-las no site do Trama Virtual e se deliciar com uma música melhor que a outra.

2 comentários:

@ThiDurante disse...

Parabéns pela reportagem, ficou mto boa, realmente O Teatro Mágico é algo diferenciado e que veio para quebrar barreiras.

Abraço.

Mayara Munhoz disse...

Parabéns Aninha, eu adorei a reportagem, adorei tudo! Nunca ouvi Teatro Mágico ao fundo, só algumas músicas e tal, e sei que a mensagem que eles passam é maravilhosa.

Tá cada dia mais lindo isso daqui!
TE AMOO! ;*